Embora conhecida pela sua atuação na preservação do patrimônio intangível, material e natural, pouco se sabe sobre o programa da Unesco voltado para acervos documentais e instituições arquivísticas, o MOW – Memória do Mundo. É sobre ele que Hilário Pereira se debruça neste livro, resultado de sua tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, destrinchando mecanismos de produção de patrimônios documentais. Como bem demonstra o autor, nesse Programa a arena de disputas conceituais e simbólicas se desloca para os campos arquivístico, historiográfico e do patrimônio.
A partir do caso brasileiro, ele apresenta uma rede de agências e discute conceitos disputados no âmbito do MOW, como memória e documento. Ao vivenciar restrições de acesso à documentação do Programa, Hilário nos aponta com elegância, a atualidade, a delicadeza e a urgência de uma política de acesso universal para os arquivos e o campo informacional, acionando os instrumentos internacionais de Direitos Humanos.
Autor: Hilário Pereira
Acreditamos no poder transformador da leitura, por isto publicamos histórias incríveis!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade