Temporada de Originais

 

A Temporada de Originais foi idealizada em 2017, e é um período em que a editora recebe textos de autores de todo o Brasil para avaliação. É uma forma de dar luz às histórias que precisam sair da gaveta e lançar novos autores no mercado editorial brasileiro.

Queremos descobrir novos talentos e dar luz às histórias que precisam sair da gaveta e, com isso, procuramos valorizar obras de autores nacionais ao oferecer possibilidades de publicação justas, viáveis e acessíveis. 

A Temporada foi responsável por trazer para a Letramento títulos como Racismo linguístico, A voz e a palavra do movimento negro na Constituinte de 1988, A intocável, Gestar, parir, amar: não é só começar, O melhor de nós e muitos outros. 

O selo

Em 2021, Temporada se tornou um selo da  Letramento, criado especialmente para os autores e títulos publicados por meio da Temporada de Originais

Temporada é sinônimo de pluralidade e engloba alguns dos gêneros queridinhos pelos leitores como: poesia, romance, contos, crônicas, não ficção, ensaios, dramaturgias.

É um selo todo voltado para autores nacionais e representa uma das missões da Letramento: publicar histórias apaixonantes e apoiar ativamente o desenvolvimento social por meio da publicação de livros.

Como submeter meu original?

As edições da Temporada de Originais da Letramento normalmente têm início em dezembro a fevereiro do ano seguinte, período em que a editora está aberta para receber originais de autores de todo o Brasil para avaliação.

Serão aceitos originais que se alinhem a algum selo da editora como: obras de ficção e não ficção; obras acadêmicas, como teses, dissertações, monografias, compilados de artigos, obras organizadas e individuais. Trabalhamos em parceria com os autores para viabilizar a publicação de livros nacionais, pois acreditamos no poder transformador da leitura.

A contratação dos originais aceitos será feita por meio de proposta enviada pela editora aos autores com explicações detalhadas sobre o processo de publicação da Letramento, condições e investimento, caso haja.

Se identificou com nosso projeto e quer enviar seu original para gente? A inscrição e as informações sobre a Temporada estarão disponíveis no formulário ao final de cada ano. Confira!

 

Depoimentos de autores

“Estou muito feliz e orgulhosa do meu livro, feliz com a parceria com a Letramento. A equipe toda é muito atenciosa e prestativa, e me sinto realmente em casa com o meu livro aqui.”

Tayná Leite, Gestar, parir e amar: não é só começar.

“É uma oportunidade única de ter um livro teu publicado. Uma editora que te ajuda a realizar seu sonho e não coloca obstáculos intransponíveis. A equipe é incrível, só tenho elogios pelo processo. Obrigada de verdade por tudo!”

Liv Soban, Sociedade na nuvem.

“Em uma palavra, a Temporada de Originais foi emocionante. Desde o preenchimento do formulário até ter o livro em minhas mãos, cada etapa foi importante e me trouxe um conhecimento maior de como funciona a publicação de um livro. Além, é claro, de poder segurar meu sonho encapado e compartilhar com as pessoas. Tudo é muito bem organizado; e enquanto precisei, a editora respondeu todas as minhas dúvidas até mesmo antes da confirmação da publicação da minha obra. De modo geral, a satisfação é enorme, principalmente onde o trabalho é mútuo e ambos os lados saem satisfeitos após a Temporada de Originais.”

Gio Fochi, Trilha sonora de uma garota qualquer.

“A Temporada de Originais da Letramento possibilita que novas/os autoras/es lancem seus trabalhos no mercado editorial em um processo que respeita as necessidades e o tempo das/os escritoras/es. A Letramento conta com uma equipe muito atenciosa, séria, comprometida e de fácil acesso. Me senti muito à vontade durante todo o processo de produção do livro. Por essas e outras razões, recomendo a editora àquelas/es que queiram publicar suas teses, manuscritos, enfim, seus textos que merecem ser lidos/ouvidos!”

Maísa Ramos Pereira, Silenciamento e tomada de palavra.

 

Perguntas frequentes

Você ficou com alguma dúvida sobre a Temporada de Originais? Não se preocupe, fizemos uma seleção das perguntas mais frequentes e respondemos todas para te ajudar ao máximo nesse processo de envio dos originais. Confira a seguir!

1. O que é uma Temporada de Originais?

A Temporada de Originais é um período de tempo em que a editora recebe textos de autores de todo o Brasil para avaliação. É uma forma de dar luz às histórias que precisam sair da gaveta e lançar novos autores no mercado editorial brasileiro. Temporada também é um selo nosso feito especialmente para publicação de novos autores nacionais.

Todas as instruções para envio de seu original estão descritas ao longo deste formulário. Será feita uma análise dos originais enviados e aqueles autores com obras aprovadas receberão um retorno da editora com uma proposta de publicação.

2. O que é o selo Temporada?

Em 2021, Temporada se tornou um selo da Letramento, criado especialmente para os autores e títulos publicados por meio da Temporada de Originais

Temporada é sinônimo de pluralidade, e engloba alguns dos gêneros queridinhos pelos leitores como: poesia, romance, contos, crônicas, não ficção, ensaios, dramaturgias.

É um selo todo voltado para autores nacionais e representa uma das missões da Letramento: publicar histórias apaixonantes e apoiar ativamente o desenvolvimento social por meio da publicação de livros.

3. Como posso enviar o meu original?

Para enviar seu original para a Letramento basta preencher este formulário aqui.

4. Até quando serão aceitos originais?

Os originais poderão ser enviados ao final de cada ano, entre dezembro e fevereiro do ano seguinte.

5. Onde posso conferir o regulamento?

Você pode ler o regulamento por meio deste link aqui.

6. Como saber que meu original foi recebido?

A Letramento não confirma o recebimento dos originais, mas após o preenchimento e envio do formulário o autor recebe uma mensagem com a confirmação de envio das respostas. Caso você receba essa mensagem, pode ficar tranquilo porque significa que também recebemos o original.

7. O original precisa estar finalizado?

Sim, apenas aceitamos a submissão de obras finalizadas.

8. Vocês publicam livros de todos os gêneros? 

Sim! Hoje contamos com seis selos editoriais para englobar as mais diversas áreas, incluindo ficção, não ficção, direito, acadêmicos, negócios, gastronomia, dramaturgia, poesia, reportagem, romance e infantojuvenil. 

9. Qual o formato para o envio de originais? Tem algum específico? 

O original deve seguir as seguintes formatações:

Fonte: Times New Roman

Tamanho da fonte: 12 pt

Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas

Alinhamento: Justificado

Formato: Word

Orientação: Retrato

Tamanho da folha: A4

10. Existe algum tipo de acordo feito com o autor em relação aos direitos autorais com a venda da obra? 

Existe sim! O autor recebe todas as informações na proposta de publicação que enviamos caso o original seja aprovado. Além disso, essas informações também constam em um contrato elaborado pela editora e aprovado pelo autor.

11. A Letramento arca com todos os custos da publicação?

A Temporada de Originais dos selos Temporada e da Casa do Direito oferecem possibilidades de publicação justas, viáveis e acessíveis. A contratação dos originais aceitos será feita por meio de proposta enviada pela editora aos autores com explicações detalhadas sobre o processo de publicação da Letramento, condições para a publicação e investimento, caso haja.

12. Mandei um original antes da Temporada de Originais, ainda não obtive resposta e gostaria de saber se ele será avaliado.

Neste caso, aconselhamos que quem nos enviou um original e ainda não obteve retorno realize a inscrição na Temporada de Originais, pois todos os originais inscritos na serão submetidos a avaliação em um período de 6 meses.

13. Como saberei que meu original foi aprovado?

Todos os autores com originais aprovados receberão uma resposta por e-mail com proposta de publicação.

14. Se meu original for aceito, quando ele será publicado?

A editora pede pelo menos 6 meses para ler todos os originais e entrar em contato com os autores. A partir disso, se aprovado, montamos um calendário de publicação junto com o autor. O que podemos garantir é que ele poderá ser publicado em 2022.

 

Não encontrou a resposta para a sua dúvida? Entre em contato em contato@editoraletramento.com.br ou por meio de nossas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

LETRAMENTO EDITORA E LIVRARIA LTDA - CNPJ: 19.916.663/0001-89 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade