O Projeto Interpretar nasce do território Pankararu, no Sertão de Pernambuco, como resposta às tentativas de descaracterização da educação escolar indígena. Mais do que um projeto, é uma metodologia viva, enraizada na terra, na oralidade e na memória coletiva. Ao transformar a sala de aula em extensão do território e o território em extensão da escola, o Interpretar propõe um caminho pedagógico que une identidade, pertencimento e resistência.
Este livro é um convite a compreender a educação indígena não como adaptação ao modelo hegemônico, mas como afirmação de um modo próprio de existir, pensar e ensinar. Cada capítulo revela práticas que brotam da experiência concreta: a música como memória e denúncia, a arte como corpo da identidade, as oficinas de memória e de práticas sustentáveis, as vivências nos terreiros e espaços comunitários, o reflorestamento e o cuidado com as águas e as plantas como material didático.
Ao invés de conclusões, o livro se abre como ciclo: uma introdução a um percurso contínuo, que se renova a cada geração. Preservar a cultura é preservar a vida, a educação e a saúde dos povos indígenas. O Interpretar é, assim, uma pedagogia da permanência, uma pedagogia do bem viver.
Autor: Gean Ramos Pankararu
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