"Para construir um mundo onde caibam muitos mundos, é necessário pensar em passados pluriversais que abarquem memórias e histórias de diferentes grupos e comunidades. A obra “Os Museus Comunitários, a Vida e o Tempo (1990-2022)” investiga os processos de concepção, desenvolvimento e construção de territórios de memória realizados pelas equipes do Museu Comunitário Engenho do Sertão, em Santa Catarina, e do Museu da Maré, no Rio de Janeiro, entre 1990 e 2022.
Através de uma análise fundamentada no pensamento decolonial, nas teorias da História do Tempo Presente e na Museologia Social, a autora apresenta o papel desses museus na reelaboração do roteiro de museu moderno a partir das experiências comunitárias vivenciadas. Este livro é uma leitura essencial para entender os museus comunitários não apenas como espaços de memória, mas também como agentes que colaboram na construção de outros futuros possíveis."
Autor: Luciana Mendes dos Santos
Acreditamos no poder transformador da leitura, por isto publicamos histórias incríveis!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade